Uma ilhota de aproximadamente 3 km2 no meio do Oceano Índico, em Seychelles, na costa da África, é a casa de mais de 100 tartarugas gigantes.
As tartarugas-de-Seychelles podem pesar mais de 300 kg. Estive em Curieuse Island, onde elas vivem livres, e enlouqueci com os animais, que mais parecem dinossauros.
Também vivem muito, passam dos 200 anos, especialmente quando sob programas de proteção como o que há no arquipélago.
Sem o projeto, provavelmente, já teriam desaparecido, devido ao ciclo lento.
Elas levam 35 anos para começar a reproduzir, e, até os 10 anos, ainda são bebês demais pra conseguir se defender de predadores.
Ao redor da pequena ilha, não se pode pescar. Em 1979, Curieuse e seu redor foram declarados Parque Nacional Marinho, para proteger a vida selvagem.
Trata-se de um ponto maravilhoso para quem quer fazer mergulho ou snorkel.
No final dos anos 70, um projeto de conservação levou tartarugas gigante do atol de Aldabra, também em Seychelles, para a ilha Curieuse, onde são protegidas. Há até um berçário, que conto mais abaixo.
Em Aldabra, as tartarugas gigantes já existiam há mais de 80 mil anos, com o conta conta Casey Leone, gerente do projeto The Turtle Room.
“São únicas no mundo. Todas as outras, como de Galápagos, são diferentes espécies. Em Seychelles, haviam 5 subtipos, e um deles já está extinto”, explica.
Casey trabalha com mais de 75 espécies de tartarugas pelo mundo. “A maior tartaruga de Seychelles que já vi pesava 362 kg. Machos são sempre maiores, uma fêmea em média pesa entre 135-181 kg, e os machos, entre 226 kg e 294 kg”.
Ela conta que as tartarugas gigantes de Seychelles estão na lista dos animais de perigo de extinção, a IUCN Red List.
Veja a notícia completa em https://ladobviagem.com.br/ilha-das-tartarugas-gigantes-de-seychelles-curieuse-island/
Comentários
Postar um comentário